santa maria

VÍDEO: começa a instalação da estrutura para câmeras de segurança no Cemitério Ecumênico

Janaína Wille e Felipe Backes

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

Com o objetivo de acabar com atos de vandalismo, serão instaladas câmeras de segurança no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria. A colocação de postes de até 6 metros de altura já iniciou e deve ser concluída ainda nesta semana. Depois, as câmeras serão posicionadas em locais considerados estratégicos e estarão diretamente conectadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O investimento será de R$ 14 mil por mês. 


Até agora, já foram instalados 20 dos 50 postes previstos. A finalização do serviço depende de condições climáticas favoráveis, já que o cimento da estrutura precisa de tempo firme para secar. De acordo com a prefeitura, tão logo forem instaladas, as câmeras já começam a transmitir imagens, isto é, os equipamentos vão passar a funcionar de forma gradual, e não todos de uma vez só.

Albergue temporário abre nesta segunda-feira em Caçapava do Sul

Frequentemente, pessoas que vão até o local reclamam da depredação e do furto de metais e mármore que ficam em túmulos e jazigos. As reclamações fizeram com que a prefeitura abrisse um canal de comunicação com as pessoas que se sentiram lesadas pelos furtos. Ao todo, o Executivo recebeu 500 denúncias descrevendo os atos de depredação, mas o problema ainda está longe de ser solucionado. As denúncias de chegaram até a Polícia Civil. Porém, de acordo com o delegado André Sesti Diefenbach, as investigações não avançaram:

_ Foram ocorrências registradas nas imediações do feriado de Finados. Entretanto, o cemitério passou muito tempo fechado, então não se tem uma noção exata de quando os crimes aconteceram. Foram feitas algumas diligências em reciclagens, sem êxito.

ONDE FICARÃO AS CÂMERAS
Os seis pontos onde as câmeras serão fixadas foram definidos a partir de um estudo feito pela prefeitura, pelo Ciosp e pela empresa Vigillare, que já presta serviços ao Executivo. O estudo elencou como regiões de maior "risco":

  • os fundos do cemitério, na divisa com as novas capelas para velórios
  • o final da rua principal do cemitério
  • o corredor das carneiras ao lado da Rua Samuel Kruschim
  • o portão de acesso pela Avenida Liberdade
  • a parte central do Cemitério
  • o portão de acesso pela Avenida Dois de Novembro. 

Outras ações como limpeza diária, reforço na iluminação, poda das árvores e asfaltamento em vias também ocorrem no local. Em breve, o cemitério deve ser licitado para ser administrado pela iniciativa privada.

O agendamento para visitação ao cemitério pode ser feito pelo telefone (55) 3223-1616. A expectativa é que o local seja reaberto para o público em geral no final de semana do Dia dos Pais, em agosto. data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Renan Mattos (Diário)
Algumas câmeras já funcionam na entrada do cemitério

RELEMBRE

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">O Cemitério Ecumênico Municipal fechou com o começo da pandemia, em março do ano passado. A reabertura ocorreu em novembro, para o Dia de Finados. Com as visitas, ficou evidente o problema do vandalismo. Durante os sete meses em que esteve com as portas fechadas, túmulos e jazigos foram alvo de ladrões em busca de metais para revender no mercado paralelo. Foram roubadas peças em metal até mesmo do túmulo do menino Bernardo Boldrini, morto em 2014. A partir daí, as visitas ao Cemitério puderam ocorrer mediante agendamento prévio, com limitação de visitantes a cada dia.

Em janeiro, o Diário pediu acesso ao local para verificar as condições de conservação, mas teve autorização negada pela prefeitura com a justificativa de medidas preventivas da pandemia do coronavírus. Em março, o Diário voltou a noticiar reclamações de leitores quanto ao estado de conservação do cemitério. Em imagens enviadas à redação, foi possível constatar mato alto e túmulos depredados. O público geral teve acesso ao espaço novamente no Dia das Mães, e as reclamações sobre vandalismo voltaram.

O Diário questionou o motivo pelo qual o cemitério ainda permanece fechado. Segundo o Executivo, "apesar de a área total do terreno do Cemitério Ecumênico Municipal ser considerada "ampla", o local possui uma alta densidade de espaços ocupados. Os túmulos ou carneiras, por exemplo, estão situados lado a lado. No caso das carneiras, a proximidade é ainda maior, já que estão também uma acima da outra. Portanto, sem o agendamento feito junto à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, não há como garantir o correto distanciamento entre os cidadãos".

Além disso, a prefeitura argumenta que o agendamento seria uma forma de evitar a presença de vândalos ou praticantes de outros crimes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governo prorroga auxílio emergencial por mais três meses Anterior

Governo prorroga auxílio emergencial por mais três meses

Prazos de renovação, registro e transferência de CNH são restabelecidos no Estado Próximo

Prazos de renovação, registro e transferência de CNH são restabelecidos no Estado

Geral